segunda-feira, 13 de junho de 2011

FMI sofre Ataque Cibernético

Agora foi a vez do FMI. Após uma série de ataques por hackers – como o caso da PlayStationNetwork, da Sony. Outro caso famoso foi o Google, que não demorou a apontar o dedo para a China após ter sido alvo de invasões.
No caso do FMI, no entanto, acusações são mais delicadas, uma vez que há muitos países-membro.
A rede do Fundo Monetário Internacional (FMI), foi atacada por crackers, que podem ter tido acesso a dados confidenciais do governo.
Embora não dê detalhes, mas de acordo com diversos veículos da mídia internacional, o ciber ataque teria sido grande e sofisticado. Provavelmente teria sido feito através de um esquema de pishing.
De acordo com o jornal The New York Times, os diretores do FMI foram informados do ataque na última quarta-feira (08.06). Um executivo que não quis se identificar contou que o vazamento foi grande, e já teria ocorrido há semanas, antes do dia 14 de maio. Um porta voz do FMI, no entanto, disse que um "incidente" estava sendo investigado e que tudo estava funcionando normalmente. .
Ainda assim, o Banco Mundial, que possui escritório na frente da sede do FMI, em Washington, cortou o link que permitia o compartilhamento de informações entre as duas instituições. Um porta-voz do BM afirma que esta é uma medida apenas de cautela até que a natureza do ataque no FMI seja descoberta.
As suspeitas de que se trata de phishing são fundamentadas por uma série de e-mails enviados aos funcionários. Segundo a Bloomberg, em 1º de junho o departamento de TI enviou um comunicado com o título “Aviso Importante: Ataque de Vírus”, informando sobre tentativas de invasão e pedindo aos funcionários que não abrissem e-mails, links e vídeos.  Já em 8 de junho, o FMI disse aos funcionários que trocaria todos os tokens de identificação.


Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário